Qual a diferença entre a luva nitrílica com forro e sem forro?
28 de junho de 2023Manutenção industrial: 3 cuidados que a sua equipe deve ter
19 de agosto de 2023A aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é essencial para manter as normas de segurança do trabalho em uma empresa. Mas apenas comprar não basta! Para que o processo funcione no dia a dia, é imprescindível manter um gerenciamento adequado desses materiais no estoque de EPI’s da sua empresa.
Além de garantir a segurança dos colaboradores e evitar acidentes de trabalho, essa gestão traz outros benefícios de curto e longo prazo, como proteção judicial e economia de gastos.
E no artigo de hoje, vamos compartilhar algumas práticas para te ajudar a manter esse controle. Para descobrir quais são elas, continue a leitura.
A importância do controle de estoque de EPI’s
O controle do estoque de EPI’s nas empresas é fundamental e deve ser supervisionado com muita atenção. E por meio da gestão adequada dos equipamentos, é possível evitar o extravio, ter controle sobre datas de validade, sobre a distribuição e troca de materiais da equipe.
Além disso, é preciso pensar ainda no aspecto judicial, já que falhas nesse processo podem ocasionar em situação de desrespeito às normas do Ministério do Trabalho, gerando multas e problemas trabalhistas.
E com tantos fatores relacionados, fica claro que a gestão de EPI’s é decisiva tanto para o avanço das atividades de forma produtiva quanto para minimizar os riscos.
Agora que você já sabe qual a importância, vamos te apresentar três práticas que devem ser aplicadas para manter a agilidade e eficiência no controle de estoque do seu negócio.
Prossiga a leitura para conhecê-las.
Manter um estoque mínimo
A primeira prática é fácil de ser aplicada e proporciona um controle eficiente dos EPI’s. O estoque mínimo corresponde à quantidade mínima de mercadorias que deve ser mantida pela empresa para evitar desabastecimento ou excesso de itens estocados.
Mas para conseguir consolidá-lo, é preciso antes definir qual a quantidade mínima de itens necessários para o funcionamento das operações. Dessa forma, será possível evitar a falta completa de equipamentos de proteção individual para os trabalhadores.
Monitorar o estoque regularmente
Fazer a revisão do estoque é uma prática necessária para ter controle eficiente dos materiais. Então, você já pode começar conferindo a quantidade e avaliando dados dos EPI’s guardados, como por exemplo o prazo de validade.
No entanto, para um levantamento mais preciso, é necessário calcular o número de trabalhadores da empresa, avaliar quais são os cargos que precisam de EPI’s e quais os tipos para comprar.
Atentar-se as principais informações para gerenciar o estoque
Anteriormente mencionamos que o processo de revisão do estoque deve ser feito a partir do registro de armazenamento e do controle da quantidade disponível. Mas para que obter resultados no gerenciamento, certas ações deverão ser implementadas, são elas:
- Atualização do cadastro dos trabalhadores;
- Organização nos registros dos EPI’s;
- Planejamento da distribuição dos equipamentos.
Sendo assim, com o uso deste indicadores você terá um controle do estoque, sendo capaz de prever a quantidade necessária de itens que devem ser adquiridos para um determinado período por trabalhador e função.
E como anda o estoque de EPI’s da sua empresa? Na Joinville EPIS você encontra uma linha completa de equipamentos de proteção para manter a segurança de seus colaboradores. Confira nossos produtos para manter seu estoque sempre em dia.